domingo, 16 de agosto de 2015

MANIFESTAÇÃO - DO DIA 16 DE AGOSTO



PSICO SOCIAL - A CADA REALIDADE, UMA NEGAÇÃO = DESVIO DE FOCO!



Escrito por Luiz C.S. Lucasy
Artigo: Análise de Mídia.

Eu acompanhei a manifestação deste dia 16/08/2015, por vários canais de televisão. A primeira coisa que se nota é que os comentaristas de todas as emissoras, desta vez, foram só os novos, os ‘velhos tangenciaram pela direita, como diria Lippy a hiena. Nenhum destes comentaristas antigos, quer se arriscar, a comentários de qualquer lado! Isto é um progresso! A Água Benta, deve estar afetando para bem, a destes cristãos. E porque críticas? Bem, da maneira que comentam: “estou vendo, mas não acredito”. Tinha uma jornalista, nova, que tentou ao máximo ser imparcial, comentava a passeata, localizando os ‘focos’ principais; mostrava as ruas com muita gente; as abrangentes imagens do helicóptero, às vezes distanciava tanto, que dava a impressão de rua vazia, então a câmara aproximava e as pessoas apareciam. Comentava sobre a “onda verde amarela”, que parecia ser o melhor que podiam fazer. Após estas tomadas de imagem, vinha o comentário: tem muita gente, >>mas<<, as manifestações anteriores, tinham >>muito<< mais (que bom) manifestantes (não diziam pessoas); >>Diminuiu<< o percentual de manifestantes (com relação à primeira ou a segunda?). Depois dizia: >>segundo<< os organizadores são 50 mil, segundo a PM, são 25 mil (genérico, qualquer manifestação o mesmo coeficiente de redução). Em todas as manifestações a mesma conversa, e em vários canais, parecia um método ‘regulamentado’. Alguns destes jornalistas ainda diziam, com relação às grandes manifestações: “a PM, disse que não vai contar” (as pessoas), depois; “a PM voltou atrás, e vai contar...”. Ao que parece todos eles tinham uma espécie, de ‘linha’ direta com alguém da PM, que contava as pessoas por um processo computadorizado. Em determinado momento a coisa descambou, para o método ‘científico’, então disseram: “a paulista tem 1.234 m2, isso significa que cabem 950 mil pessoas”. (Números aproximados, não lembro exatamente). Bem, quem vai acreditar nisso? A própria relação, entre número de pessoas e metro quadrado é variável. Cada transversal é uma variável. Cada metrô que chega é outra variável. Em um metro quadrado pode haver mais de uma pessoa, como pode haver, nenhuma.

O curioso aqui, nesta questão se a PM conta ou não, foi um caso muito específico de desacordo na primeira grande manifestação da Paulista, onde >>o Data Folha<<, foi regiamente pargo para determinar o número de 200 mil pessoas, na primeira manifestação da Paulista. E isso foi manchete de jornal e de televisão: “Passeata da Paulista reúne >>200 mil<< pessoas. E, eles pensaram que a PM, não iria contar, mas, se esqueceram de que o PT, queria desarmar a PM. E neste momento, a PM e o governo federal com a GN, como estorvo, estavam em flagrante desacordo.

Desta feita, ‘arrumaram’, um jeito intimar algum comandante, para dizer o que interessa a eles.  Se você observou com cuidado pode ver que em todas as reportagens das diversas manifestações, com todos estes novatos no jornalismo televisivo, aconteceu >>a mesma cantilena<<, a >>mesma rotina psicológica de argumentação de indução<<, que dizia: “segundo os organizadores a manifestação conta com 15 mil pessoas, segundo a PM: 6 mil! >>Infalível<<, o que demonstra que houve um >>acordo com o comando da PM e o Governo Federal<<, mas, não toda PM! Nem tudo é tão cordato. Houve o momento flagrante, no Fantástico, na reunião em frente ao Instituto Lula, “onde os organizadores diziam 5 mil, a PM 600 (e não 600 mil como ‘acidentalmente’ tentaram induzir).

Qualquer um que visse as dimensões da passeata, deste dia 16/08, que lotavam toda a Paulista, sem medo de erro afirmaria que ali haviam 1 milhão de pessoas, com margem de erro de até 20%. Quem viu a primeira manifestação e viu a Paulista lotada – o que não aconteceu na segunda vez – percebeu o engano de informação do >>data folha<<, como já disse, foi flagrante, vergonhoso, desmoralizante para o instituto data folha. Mas, não foi um engano, foi um propósito mesmo! Afinal quem sustenta estas mídias e institutos? Difícil responder? Então, verifique as planilhas de pagamento do governo federal à mídia e aos institutos, a começar pelo instituto Lula! Desta vez, nesta manifestação do dia 16, nem um dos >>grandes<<, ousou se manifestar a respeito, porque seria desmentido pela realidade, visível, filmada e contada pelos organizadores; não é tão difícil contar.

Outra coisa que os >>novatos da mídia<<, começaram a fazer no período da tarde deste dia 16/08, como se fosse uma ‘ordem’, foi comentar uma manifestação, claro, e em seguida falar da manifestação do PT. O que nestes casos, seria ignorada, afinal tudo acabou em palestra, sobre o “avanço do conservadorismo”, porque não tinha pessoal. Pois bem, houve um momento que um destes novatos se atrapalhou, porque entrou em conflito com o que estava vendo e o que devia dizer, então, veio o ‘deslize: “a manifestação do PT, em frente ao Instituto Lula, tem 1000 manifestantes, havia exagerado, pensou; mas, alguém diz a ele: são 2000, e este, ainda não dá a informação necessária, então emenda: segundo os organizadores são 3000. Pouco mais tarde, no jornalismo do >>Fantástico<<, dizia-se: “a manifestação, em frente ao instituto Lula contou com 5 mil manifestantes, a PM diz que foram 600 pessoas – então, mostra imagens nada convincentes e comenta sobre os 30 ônibus, de fato, menos que isso, talvez 10 ônibus, que a CUT havia contratado, para trazer metalúrgicos apoiadores de Lula, depois aparecem pessoas que não são metalúrgicas, pois são senhoras de meia idade e homens aposentados. Em seguida, após mostrar tudo isso na TV; um ou dois ônibus no estacionamento da rua; algumas senhoras idosas elogiando Dilma, um bloco de manifestantes, onde as faixas escondem tudo, então, retornam ao número de manifestantes: onde deixam escapar, >>em fração de segundos, onde se cria o benefício da dúvida, e, um erro ‘natural’<<, ao invés de 600 pessoas como havia dito antes, deixam escapar 600 mil pessoas, ‘segundo as contas da PM’. Me desculpem, eu ouvi isso!


Claro que, este tipo de confusão proposital, são para os ouvidos moucos, e cabeças vazias, que confundem manifestação da Paulista, com manifestação de Lula, e que tudo, na cabeça destas pessoas >>converge para a democracia, que é o sonho de qualquer petista<<, e que é o Lula quem está fazendo isso! PQP!; fechando a reportagem, entregam o microfone nas mãos do presidente da CUT, para redimi-lo, junto aos metalúrgicos, sim, ele é o mesmo que havia dito que a CUT ia sair armada, para matar! (Por minha conta). Mas, desta vez, ele dá uma aula >>nervosa<< sobre o direito de manifestação. E escondem, quero dizer, o >>Fantástico<<, esconde, o que havia sido dito, e isso foi comentado por outro iniciante, de outro canal, na reunião que fizeram em frente ao >>instituto<<, “que a manifestação na Paulista, era a manifestação dos coxinhas! ” E que a “reunião palestra do PT”, era para falar sobre o >>fenômeno do conservadorismo<<, e que fizeram esta reunião >>improvisada<<, em frente ao Instituto Lula, justamente porque não tinha gente, suficiente para, sequer, ter uma imagem possível de ser usada segundo o propósito da manifestação, contra a gigantesca manifestação na Paulista –, o que, eles vêm tentando, em todas as manifestações (dos coxinhas), na forma de resposta, e nunca conseguem nem 1% do cômputo geral, das manifestações do povo brasileiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corporações "Socialistas" Administram os Governos

Trabalho, Feriados, Sábados e Domingos Fevereiro de 2020      Na verdade, o trabalho em domingos e feriados já existe na Á...